Skip to content Skip to footer

Guarda compartilhada com avós: Como funciona?

guarda-compartilhada-com-avós

Avó tem direito a guarda compartilhada? A verdade é que os avós possuem um papel fundamental na vida dos netos.

Muitos avós se encontram na posição de criar seus netos como se fossem filhos, assumindo responsabilidades que transcendem a relação tradicional. Se você é um desses avós amorosos, saiba que a guarda compartilhada com avós é mais do que uma simples dinâmica familiar.

Quem nunca teve ou conheceu avós que ajudavam na criação dos filhos, tendo os netos morando com ele ou sempre ajudando no cuidado? Hoje vamos falar sobre esses avós que assumem esse papel de criar os netos como se fossem filhos.

Avó tem direito a guarda compartilhada?

Em geral, os pais são responsáveis pela guarda dos filhos. Porém, em alguns casos, os avós podem ter o direito à guarda compartilhada dos netos, junto com os pais da criança.

Ao contrário da guarda integral dos avós, com a guarda compartilhada os avós podem, junto com os pais da criança, atuar no seu cuidado e criação.

Imagine os seguintes casos:

  1. Um casal de namorados, muito jovens, acaba tendo um filho. Pela falta de experiência e recursos financeiros, os avós que acabam criando os netos.
  2. Pais são divorciados, filhos moram a mãe, que sai para trabalhar e fica fora o dia inteiro, deixando-os sob os cuidados dos avós, que levam e buscam na escola, em consultas médicas e outras atividades.
  3. O pai abandonou afetivamente a criança, não ajuda nos cuidados e não convive com ela, o que fez com que a mãe precisasse da ajuda dos avós da criança para criá-la.

O que esses casos têm em comum?

O “criar” nesse caso, não é só investir financeiramente, mas principalmente envolvimento emocional dos avós, que fazem o papel de verdadeiros pais. A guarda compartilhada não fixa o tempo de convivência e a moradia da criança, mas sim a partilha de deveres e obrigações necessárias para a sua boa formação social.

Na guarda compartilhada o compartilhamento é das responsabilidades e despesas quanto à criação e educação da criança ou adolescente, isso significa que os detentores da guarda terão os mesmos deveres e as mesmas obrigações e oportunidade igual de convivência com eles.

Em situações assim, a guarda compartilhada vai permitir aos avós representar a criança em casos de emergência, em consultas médicas ou até mesmo reuniões escolares.

No caso da guarda compartilhada com os avós, os avós não vão assumir o papel dos pais, mas, na verdade, terão maior autonomia no que diz respeito à educação da criança e cuidados no dia a dia. Assim, conseguirão resolver situações, que até então só poderiam ser resolvidas pelos pais, com muito mais segurança e rapidez.

Como definir a guarda compartilhada com os avós?

Direitos que envolvem crianças e adolescentes precisam ser discutidos perante o juiz. E isso pode ser feito de forma litigiosa (quando algum dos interessados não concorda) ou amigável.

O recomendado, sempre, é que seja feito de forma amigável. Não só o processo será muito mais rápido, com menos estresse e desgaste nas relações, como demonstra que todos estão focados no melhor interesse da criança.

Não são raras as vezes que os pais precisam do apoio dos avós e demais familiares nos cuidados com os filhos. Se você se encaixa nesse caso e precisa de ajuda em um acordo de guarda compartilhada com os avós, fale conosco.

Entre em contato com nosso escritório

Se ainda ficou alguma dúvida e você precisa da ajuda de um advogado, entre em contato conosco. Durante a consulta jurídica você poderá discutir suas preocupações específicas. Agende agora sua consulta presencial ou online.

Estamos localizados em Muriaé, Minas Gerais, mas atendemos online clientes de todo o Brasil e até do exterior. Se necessário, contamos com parceiros espalhados por todo o país.

Você também pode acompanhar mais conteúdos de Direito de Família no meu Instagram, @renataalmada.

Contatos

E-mail: [email protected]

Telefone/WhatsApp: (32) 9 9995-2049

Deixe um comentário