Skip to content Skip to footer

Ex-mulher é obrigada a devolver a banco carro financiado

ex-mulher-e-obrigada-a-devolver-a-banco-carro-financiado

O carro foi financiado pelo ex-marido e ficou em posse da ex-mulher depois do divórcio

Justiça determinou que uma mulher é obrigada a devolver carro financiado ao banco. O veículo, que foi financiado pelo ex-marido, ficou em sua posse depois da separação.

No caso, o pagamento pelo carro estava inadimplente. O homem era o responsável no contrato pelo pagamento das prestações, mas depois da separação, o veículo ficou com a ex-esposa e nenhum dos dois continuou pagando as prestações.

A decisão é da 4ª vara de Família e Sucessões de Nossa Senhora do Ó/SP.

Em contratos de financiamento deste tipo, é proibido que o devedor ceda a posse do bem a terceiros sem concordância do credor (o banco).

Nos contratos de financiamento de automóveis, quando não acontece o pagamento o banco a opção de promover busca e apreensão do veículo, o que foi feito.

O processo judicial menciona que nenhum dos dois pagou as prestações do carro. Ex-marido, que tinha a obrigação pelo contrato, não pagou e nem a a ex-mulher, que tem a posse do veículo. Além disso, mesmo em posse do veículo, a ex-mulher não indicava onde está o carro.

Determinação da Justiça

Ao analisar os fatos, o juiz observou que o contrato de financiamento do veículo foi realizado durante o casamento. Portanto, os direitos e obrigações desse contrato são dos dois, entre eles o dever contratual de entregar o carro financiado no caso de rescisão do contrato.  

A rescisão do contrato ocorreu com a falta de pagamento das prestações. Então, para o juiz, a ex-mulher não pode se negar a devolver carro financiado, ainda que não seu nome não esteja no contrato de financiamento com o banco, uma vez que o financiamento foi realizado durante o casamento.

A decisão informa que a ex-mulher tem a obrigação contratual de devolver o carro financiado ao banco. Caso não devolva o bem, ela fica sujeita ao pagamento de multa de R$ 100 por dia de atraso, além de multa por violação ao CPC.

Casos como esse servem para vermos o cuidado que se teve ter em se fazer um divórcio sem dividir os bens.


Entre em contato e vamos resolver seu caso juntos!

Nossa equipe jurídica especializada está pronta para ajudar você a encontrar as melhores soluções legais, não importa onde você esteja. Atendemos clientes de todo o Brasil e do exterior, oferecendo suporte jurídico de alta qualidade de forma on-line.

Agende uma consulta para discutir seu caso

Entendemos a importância de analisar detalhadamente cada caso para fornecer orientações legais precisas. Para agendar uma consulta e discutir seu caso específico, entre em contato conosco. Nossa equipe experiente está pronta para ouvir suas necessidades e fornecer a assistência jurídica necessária.

Serviços jurídicos abrangentes

Oferecemos uma ampla gama de serviços jurídicos para atender às suas necessidades. Seja em questões de direito de família, sucessões, direito empresarial ou outras áreas do direito, nossa equipe está preparada para lidar com desafios jurídicos complexos e buscar os melhores resultados para você.

Entre em contato agora mesmo!

Não deixe que questões legais causem preocupação e incerteza em sua vida. Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudá-lo a resolver seus problemas jurídicos. Estamos prontos para ouvir suas necessidades e encontrar a melhor maneira de proteger seus direitos.

Atendemos online em todo o Brasil e exterior. Não perca tempo, marque sua consulta!

Se ainda ficou alguma dúvida e você precisa da ajuda de um advogado, entre em contato conosco. Durante a consulta jurídica você poderá discutir suas preocupações específicas. Agende agora sua consulta presencial ou online.

Estamos localizados em Muriaé, Minas Gerais, mas atendemos online clientes de todo o Brasil e até do exterior. Se necessário, contamos com parceiros espalhados por todo o país.

Você também pode acompanhar a atualização dos conteúdos do blog no nosso Instagram.

Contato:

Deixe um comentário