Mudar de nome depois do divórcio não é tão simples quanto parece. Por isso, importante saber como mudar de nome depois do divórcio e evitar dores de cabeça.
É uma antiga tradição a noiva pegar o sobrenome do marido com o casamento. Na hora do divórcio vemos mulheres querendo voltar ao nome de solteira e tirar o sobrenome do marido, quase como um símbolo de um ciclo que se fecha.
Antes de tudo, lembre-se que colocar o sobrenome do marido não é obrigatório no casamento, e da mesma forma você não é obrigada a tirar o sobrenome dele com o divórcio.
Se você, mesmo assim, decidiu retirar o sobrenome, essa vontade tem que ser feita por escrito, dentro do processo de divórcio (seja com o juiz, seja no cartório). Esse é o primeiro passo.
Depois disso, assim que sair o divórcio, você pode ir ao cartório de registro registro civil averbando o divórcio e voltando ao seu nome de solteira. Mas isso não é tudo. Infelizmente temos alguns passos para seguir. Vamos lá?
- Faça uma lista de todos os documentos que precisam ser alterados em ordem de importância. Depois da averbação do divórcio no cartório, você precisa retirar o sobrenome em todos seus documentos pessoais: CPF, carteira de identidade, CNH, passaporte, título de eleitor, carteira de trabalho… Liste todos, colocando os mais importantes na frente.
- Comece pelo RG. Ele é o documento mais importante, e muitos lugares só aceitam fazer a alteração depois que o RG já tiver sido alterado. Isso porque ele é um documento vinculante no processo de alteração de outros documentos, como a carteira de motorista ou o passaporte.
- Como cada órgão que emite os documentos tem uma regra própria pra fazer essa alteração, faça uma pesquisa do que é necessário para mudar o sobrenome em cada documento e anote, junto com o horário de funcionamento de cada lugar. Dessa forma, você evita “ir pra lá e pra cá” alterando os documentos e consegue ter um planejamento organizado.
- Tenha sempre com você a certidão de casamento com o divórcio averbado. É ela que mostra que o divórcio aconteceu e que vai te ajudar na hora de corrigir o nome nos documentos. Faça cópias, e se necessário, junto com cópias da certidão de nascimento.
- Não esqueça dos cadastros em lojas, bancos, serviços e operadoras de crédito. Essa parte pode ser feita aos poucos, mas ainda é muito importante de se fazer pra não ter problemas no futuro.
Viu que é um procedimento bem burocrático, né?
Divorciei e não mudei o nome, posso mudar agora?
Sim. Procure um advogado para te auxiliar nesse processo de mudança do nome após o divórcio. Lembrando que manter o nome de casado é opção sua. Se você manteve e se arrependeu, pode muito bem voltar para o nome de solteira.
Entre em contato com nosso escritório
Se ainda ficou alguma dúvida e você precisa da ajuda de um advogado, entre em contato conosco. Durante a consulta jurídica você poderá discutir suas preocupações específicas. Agende agora sua consulta presencial ou online.
Estamos localizados em Muriaé, Minas Gerais, mas atendemos online clientes de todo o Brasil e até do exterior. Se necessário, contamos com parceiros espalhados por todo o país.
Você também pode acompanhar mais conteúdos de Direito de Família no meu Instagram, @renataalmada.
Contatos
E-mail: [email protected]
Telefone/WhatsApp: (32) 9 9995-2049